CAXIAS DO SUL, UMA EXPERIÊNCIA QUE REDIMENSIONA O REAL
Esta é a terceira mesa sobre os modos de produção e
sustentabilidade em dança na Região Sul. Desde Curitiba-PR até aqui, Caxias do
Sul – RS; uma infinidade de possibilidades, jeitos, escolhas, olhares e
PALAVRAS.
OTIMISMO.
O
exercício que a desCompanhia se propõe (mediação e articulação) afina-se a cada encontro, potenciando um
diálogo mais claro e concreto entre os artistas. Com concretude da parte da companhia e
abertura da parte dos convidados, o trabalho se efetiva e cria diversos tipos
de potência.
A
mesa, em Caxias, foi composta por Sigred
Nora, Gislaine Sacchet, Paula Giusto, Rúdi Bortolotto e Matheus Brusa e me
pareceu absolutamente equilibrada.
O
exercício da escuta e do discurso foi de uma implicação valiosa.
Já
no final da mesa, Sigred fala sobre o fato de Curitiba, nos anos 80, ter sido a
base estrutural da dança em Caxias do Sul, com o Grupo Raízes. Daí entendi as afinidades que surgiram logo
quando colocamos nossos pés em terra firme, nesta terra.
O
ambiente gerado era de troca e a luz natural lavava a sala e iluminava com precisão
tudo.
Olhares
para a realidade, que revelou pontos positivos e negativos de cada cidade e
iluminou, como a luz natural fez, um mar
de otimismo para continuar. Afinal, a continuidade ali é o desejo.
desejo de TRÂNSITO
o
trânsito, dentro da dança, entre diversos campos de atuação é o que suporta o sustento de um artistas/grupo.
Academia, pesquisa, palco, docência, são possibilidades de criação que além de
expandir o horizonte de um artista/grupo, possibilita que ele possa sobreviver
da dança. Sigred sugere esse trânsito e
o considera saudável, Gislaine, Matheus
e suas companhias independentes
vivem de editais públicos; Paula, além de artista independente, dança na Companhia Municipal de Dança de
Caxias do Sul, uma companhia estável na cidade e Rúdi,, artista da dança de
salão, lança diversas alternativas para viabilizar continuidade: cria demanda
na cidade (bailes, encontros) para ter demanda nas suas aulas (pessoas que
frequentam as aulas para dançar, depois, nos bailes). Uma enxurrada de
modos/meios de possibilitar a dança. Um
encontro de verdade!
E os
modos ? São tantos...
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