quarta-feira, 29 de outubro de 2014



CAXIAS DO SUL, UMA EXPERIÊNCIA QUE REDIMENSIONA O REAL

Esta é a terceira mesa sobre os modos de produção e sustentabilidade em dança na Região Sul. Desde Curitiba-PR até aqui, Caxias do Sul – RS; uma infinidade de possibilidades, jeitos, escolhas, olhares e PALAVRAS.


OTIMISMO.

O exercício que a desCompanhia se propõe (mediação e articulação)  afina-se a cada encontro, potenciando um diálogo mais claro e concreto entre os artistas.  Com concretude da parte da companhia e abertura da parte dos convidados, o trabalho se efetiva e cria diversos tipos de potência.
A mesa, em Caxias,  foi composta por Sigred Nora, Gislaine Sacchet, Paula Giusto, Rúdi Bortolotto e Matheus Brusa e me pareceu absolutamente equilibrada.
O exercício da escuta e do discurso foi de uma implicação valiosa.
Já no final da mesa, Sigred fala sobre o fato de Curitiba, nos anos 80, ter sido a base estrutural da dança em Caxias do Sul, com o Grupo Raízes.  Daí entendi as afinidades que surgiram logo quando colocamos nossos pés em terra firme, nesta terra.
O ambiente gerado era de troca e a luz  natural lavava a sala e iluminava com precisão tudo.
Olhares para a realidade, que revelou pontos positivos e negativos de cada cidade e iluminou, como a luz natural fez,  um mar de otimismo para continuar. Afinal, a continuidade ali é o desejo.


desejo de TRÂNSITO

o trânsito, dentro da dança, entre diversos campos  de atuação é o que suporta o sustento de um artistas/grupo. Academia, pesquisa, palco, docência, são possibilidades de criação que além de expandir o horizonte de um artista/grupo, possibilita que ele possa sobreviver da dança.  Sigred sugere esse trânsito e o considera saudável, Gislaine, Matheus  e suas companhias independentes  vivem de editais públicos; Paula, além de artista independente,  dança na Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul, uma companhia estável na cidade e Rúdi,, artista da dança de salão, lança diversas alternativas para viabilizar continuidade: cria demanda na cidade (bailes, encontros) para ter demanda nas suas aulas (pessoas que frequentam as aulas para dançar, depois, nos bailes). Uma enxurrada de modos/meios de possibilitar a dança.  Um encontro de verdade!

E os modos ? São tantos...



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