terça-feira, 30 de setembro de 2014

Festival de Dança de Londrina começa nessa 5ª feira (02/10). Veja a PROGRAMAÇÃO COMPLETA do evento!

Usar o ícone

ampliar para ampliar a programação no monitor inteiro. Se clicar no meio do programa poderá usar a lupa ;)

Acompanhe todas apresentações, oficinas e mesa de debate pela página do Facebook do evento: Festival de Dança de Londrina.

Agenda da desCompanhia no Festival de Dança de Londrina

04 e 05/10 (sábado e domingo)
Espetáculo
Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
Horário: 20h
Entrada gratuita

05/10 (domingo)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”

Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
Horário: 16h às 18h
Entrada gratuita
Inscrição: Formulário On-line

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

LONDRINA: Conversa sobre dança - Configurações Possíveis (05 de Outubro de 2014)

MESA DE DEBATE

Conversa sobre dança - Configurações Possíveis

TEMAS PROPOSTOS:

  • Mecanismos de Continuidade e Sustentabilidade –estratégias de manutenção, participação de editais e incentivos públicos e privados, ações táticas de produção e comunicação.
  • Modos de Organização - articulações, configurações e metodologias de trabalho, divisão de funções, organização da dinâmica prática e teórica no desenvolvimento da criação artística.

DATA: 05 de Outubro de 2014
LOCAL: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
HORÁRIO: 16h às 18h
ENTRADA GRATUITA
INSCRIÇÃO: Formulário on-line

CALENDÁRIO GERAL: Circulação Sul da desCompanhia

A ideia é gerar um ambiente que possa fomentar discussões sobre o fazer da dança, seus modos de organização e mecanismos de continuidade e sustentabilidade, estabelecendo um contato necessário com outros artistas da dança. Acreditamos que a troca de experiência propiciada pelo diálogo de artistas que partilham questionamentos semelhantes possa sinalizar para novas perspectivas de atuação ou ainda fortalecer as metodologias já existentes.

O encontro está aberto a todos os interessados na reflexão de questões pertinentes à dança.

É IMPORTANTE que os participantes respondam o formulário de inscrição, pois a partir das respostas encontraremos diretrizes que enriquecerão a nossa conversa sobre dança. Além disso, suas respostas serão postadas neste blog a fim de gerar um banco de dados da dança no sul do país.

Muito obrigada, desCompanhia de dança

Convite Mesa de Debate Londrina 140925Y

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

LONDRINA: desCompanhia no 12° Festival de Dança de Londrina (04 e 05 de Outubro de 2014)

AGENDA COMPLETA DA NOSSA CIRCULAÇÃO SUL: CLICAR AQUI.

Flyer Eletrônico LONDRINA - Circulação Sul 140922

Circulação Sul da desCompanhia com a obra "sobre sujeitos, objetos e afetos" através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.

Na programação em Londrina teremos:

  • Apresentação da obra “sobre sujeitos, objetos e afetos” da desCompanhia de dança.
    Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
    Horário: Sabádo e Domingo às 20h
    Entrada: gratuita
  • Mesa de Debate “Conversas sobre Dança – configurações possíveis”.
    - Mecanismos de Continuidade e Sustentabilidade
    - Modos de Organização
    Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
    Horário: 16h às 18h
    Entrada: gratuita
    Inscrição: Clicar Aqui

Um final de semana intenso de apresentações e diálogos sobre dança!

Aguardamos a sua presença!

desCompanhia de dança

Obrigado, Curitiba! Londrina, é a sua vez...

AGENDA COMPLETA DA NOSSA CIRCULAÇÃO SUL: CLICAR AQUI.

PRESENTES DO PRESENTE

A desCompanhia de dança, com o coração na mão, agradece ao público curitibano por partilhar experiências na primeira etapa da Circulação Sul.

Foram dias férteis para dançar as danças e para dançar um panorama de especificidades da produção em dança no estado do Paraná!

Sobre Sujeitos, Objetos e Afetos e Bomba adentraram o Teatro Cleon Jacques com atualizações possíveis para uma dança mais 2014...recortes em movimento, movimento autoral e deslocamentos da realidade, preencheram o espectador com metáforas e reflexões, em um percurso aberto de afetações.

E foi só o começo!

Agora, embarcamos para Londrina, onde continuamos jogando com ressignificações e amor.

É um prazer ser acompanhado por você, nesse movimento de troca, ecos e encontros.

Estamos prontos e desejosos de aparições de mais movimentos invisíveis, revelados no que se vê!

Obrigado, Curitiba! Londrina, é a sua vez...

...Foi tanto amor, que transbordou...

[continua ]

P11500721

P11500841

P11500461

Bomba

 

foto-11

Mesa de debate -Curitiba (18)1

domingo, 21 de setembro de 2014

Ricardo Humberto – Ilustrador do material gráfico do sobre sujeitos, objetos e afetos

A ilustração criada para o material gráfico da obra sobre sujeitos objetos e afetos da desCompanhia de dança é da autoria do artista Ricardo Humberto. Segue abaixo algumas das ilustrações publicadas na internet que nos fascinaram e que nos fizeram ir atrás desse grande profissional.

CONFIRA toda programação da Circulação Sul da desCompanhia clicando AQUI. No total serão seis cidades: Curitiba, Londrina, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul.

desCompanhia

 

Elke Siedler

Para conhecermos um pouco mais da nossa articuladora, Elke Siedler, que estará presente nas mesas de debate em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

desCompanhia de dança

Elke Siedler

Elke Siedler nasceu em Florianópolis em 1976. Estudou Ballet Clássico de 1982 a 1996 com a maitre Bila Coimbra (Estúdio B). Participou de Festivais de Dança Competitivos (garantindo o 3° lugar no Festival Bento em Dança/RS/1994, e 1° lugar no P.S.P.D Sogipa, em Porto alegre/RS/1995), Mostras de Dança do Sul do País e espetáculos de final de ano de sua academia. Em janeiro de 1996 entrou para o elenco do Grupo Cena 11 Cia de Dança tendo participado das seguintes produções: O NOVO CANGAÇO, IN´PERFEITO E VIOLÊNCIA, onde se apresentou nas principais mostras de dança profissionais do país e em Portugal. Em agosto de 2002 desvincula-se da companhia e em janeiro de 2003 cria a Siedler Cia de Dança. Desde então assume as funções de propositora e gerenciadora de projetos de dança, além de assinar a direção artística/coreografia e de ser bailarina deste grupo.

Conquistou os seguintes prêmios que permitiram viabilizar seus projetos artísticos na Siedler Cia de Dança: Projeto SESC de música/2013; Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna (2011), Bolsa Residência em Artes Cênicas da FUNARTE (2010); Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (2009); Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna, FUNARTE (2008); Prêmio Klauss Vianna de Dança, FUNARTE (2006); Prêmio FUNARTE de ocupação do Teatro Plínio Marcos (Brasília/DF) com o projeto Catarinenses em Cena, em parceria com Aplysia Grupo de Dança, FUNARTE (2006); Circulação de ERROR SOLO pelo interior catarinense através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura (2006).

Siedler realizou uma Residência Artistica no Mestrado em Dança da UFBA, dentro da disciplina Acompanhamento de Residência Artística, em Salvador/BA (2013), referente As incertezas que acomentem o dançarino em cena; Residência Artística na Escola Tecnica de dança da FUNCEB, em Salvador/BA, subsidiada pelo Bolsa Residência em Artes Cênicas da FUNARTE (2010), onde o foco da pesquisa foi o estudo de performances urbanas. Elke é convidada a participar de projetos concebidos por outros artistas como, por exemplo: assessoria dramatúrgica no projeto INTIMIDADE DÓCIL, de Renata Roel e Bruna Spoladore, em Curitiba/PR, pelo Premio FUNARTE Klauss Vianna 2012; bailarina convidada do grupo espanhol Konic THTR, no espetáculo Before the Beep, apresentado em Salvador (2011); bailarina convidada para realizar uma residência com o grupo Radar 1 – Grupo de Dança-Improvisação (Salvador/BA) e para participar como bailarina convidada do espetáculo de improvisação, deste grupo, Menu, em 2011; sob direção de Lela Queiroz (SP) foi bailarina, jutamente com Bruna Spoladore (PR) do vídeo Exploratórium em BMC, apresentado no XVI Painel Performático, na Escola de Dança da UFBA (2010), em Salvador/BA; foi bailarina no projeto CooperAções em Movimento, proposto pela Cia Municipal de Caxias do Sul/RS sob direção artística de Daggi Dornelles e participação das bailarinasAndrea Spolaor, Luciana Paludo e Tatiana da Rosa (2009); foi bailarina da configuração solo chamada Assinaturas, concebido por meio do prêmio EDITAL KLAUSS VIANNA DE DANÇA, em colaboração com o Italiano Armando Menicacci e Octus Cia de Atos, de São José/SC (2008); participou da configuração Os Humores do Poeta, subsidiado pelo Prêmio CARAVA FUNARTE, proposto pela gaúcha Luciana Paludo (2007); O Tempo em Solo - solo para muitos de Daggi Dornelles, apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre (2007).

Como coreógrafa foi convidada a conceber os seguintes espetáculos: "Universo Feminino" (2005) para o Aplysia Grupo de Dança, de Florianópolis; Coreografia "Desalinhar" (2006) para a Cia Lincon Soares, de Florianópolis (obteve as seguintes premiações, em festivais competitivos, na categoria solo masculino: segundo lugar no 1° Festival Nacional e Mostra de Dança de Jaraguá do Sul (2006); segundo lugar no Festival de Dança de Joinville (2007); segundo lugar no 5° Blumenau em Dança (2007) e 1° lugar no X Balneário Camboriú Dança 2007 conquistando a premiação de melhor bailarino do evento) e o espetáculo "Vazio das Partes" (2007) para o Grupo de Experimentação Cênica (GPOEX), de Jaraguá do Sul, em colaboração com Lisa Jaworski e elenco. Este espetáculo ganhou o Prêmio Edital Elisabete Anderle de Estimulo à Cultura, Fundação Catarinense de Cultura (2009), e o Prêmio Klauss Vianna de Dança (2010), para circulação.

Elke Siedler, artista da dança, exerce o ofício da docência (desde 2003) para contribuir na formação de jovens artistas e, também, para aprimorar sua percepção do sentido de sua prática em dança. Foi professora de grupos profissionais de dança (Grupo de Experimentação Cênica de Jaraguá do Sul/SC, 2005 – 2007 e 2010; Aplysia Grupo de Dançade Florianópolis, 2005 - 2006). Deu aula na Fundação Catarinense de Cultura, no CIC (2004-2008) e em academias particulares (Estação Dançar, Espaço da Dança, Espaço Ressoar, Athene Thamisier, Bia Vilela e Centro Cultural Kirinus). Ministrou cursos em eventos e realizou vivências de um dia de duração no meio acadêmico (Escola Tecnica da FUNCEB, Savador/BA, Conexão Sul, em Porto Alegre; Tubo de Ensaio, em Florianópolis; na turnê do espetáculo Error Solo em cidades do sul do país; Mostra de Dança da FAP de Curitiba; na especialização em dança e educação da UDESC; na faculdade de Teatro da UDESC; no curso de Educação Físíca da UFSC; Na Graduação de Dança da UFBA, no Festival de Dança de Joaçaba e para a Cia Municipal de Caxias do Sul/RS).

Elke é graduada em Licenciatura e Bacharelado em História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2007; é Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2009), pela Universidade Federal da Bahia; é Mestre em Dança (2011), pela Universidade Federal da Bahia. É doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É filiada á Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) desde 2010. É membro do grupo de pesquisa laboratório co-adaptativo, projeto LABZAT experimentações co-adaptativas, da UFBA.

Em 2012 assume a coordenadoria geral da Célula Dança e do Teatro Célula, espaços localizados dentro da Célula Cultural Mané Paulo (centro cultural privado) onde é, também, sócio-proprietária. Por fim, Elke Siedler é professora substituta na graduação de Teatro na UDESC, desde fevereiro de 2013.

Airton Tomazzoni

Para conhecermos um pouco mais do nosso articulador, Airton Tomazzoni, que estará presente nas mesas de debate em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

desCompanhia de dança

Airton Tomazzoni

Coreógrafo, diretor, pesquisador e produtor cultural. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Mestre em Processos Midiáticos, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Unisinos, com a dissertação “No embalo do videoclipe - a dança midiatizada na televisão”. Graduado em Comunicação Social pela Puc/RS, em 1993. É colunista do site idança.net. Atualmente também é Diretor do Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal da Cultura, de Porto Alegre. Integrou a equipe de pesquisadores da Enciclopédia Brasileira de Dança e da Base de Dados do programa Rumos Dança, do Instituto Itáu Cultural. Professor do curso de pós graduação em dança da PUC/RS.

Vencedor em 2012 do Projeto Rumos Dança, com o espetáculo Guia Improvável para corpos mutantes e do Prêmio Klauss Vianna, da Funarte, com o projeto Ações de dança para infância e juventude. Recebeu em 2013 o Prêmio do Mérito da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan).

Idealizador do Festival Internacional Dança Ponto Com e da Maratona de Dança da Cidade, da Prefeitura de Porto Alegre. Dirige a Escola Livre de Dança e coordena o Prêmio Açorianos de Dança, da Secretaria Municipal de Dança de Porto Alegre. Foi integrante do Conselho Artístico e jurado do Festival de Dança de Joinville. Foi Coordenador do Seminário Nacional de Dança e Educação(2006-2008). Idealizador da Mostra de Dança de Rua de Porto Alegre, Mostra de Dança Universitária e do Dança de Domingo, promovidos pela Secretaria Municipal da Cultura.

Foi professor de História e Dramaturgia da Dança, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), em Montenegro, de 2002 a 2011, e coordenador da pesquisa historiográfica Porto Alegre: um século dança.

Como palestrante vem participando dos principais eventos no Brasil como Bienal de Dança do Ceará, do Festival de Dança do Recife, da Mostra de Dança de Florianópolis, do Festival de Dança de Joinvile, do Encontro Nacional de Pesquisa em Artes, tendo, em 2007, participado do III Brasil Move Berlim, na Alemanha. Em 2002, foi selecionado para participar do projeto Coreógrafos Residentes, com Jerome Bel, no Panorama Rio Arte de Dança Contemporânea, no Rio de Janeiro; e para o workshop de vídeo-dança com a companhia canadense Kondition Pluriel, promovido pelo Instituto Itaú Cultural, em São Paulo.

Diretor do Grupo Experimental de Dança da Cidade, de Porto Alegre, desde 2007, com o qual criou o espetáculo Follias Fellinianas. Criou para o mesmo grupo Eu me faço simples por vc (2008), Alguma coisa acontece (2009), Faz de conta que (2009), Sou muitos e mudo (2012) e Cuidado frágil (2012). Diretor e coreógrafo da Bailimbembom Cia de Danças e Afins, indicado ao Troféu Açorianos de Dança de 2004, como melhor coreógrafo por Aos pedaços – versão lá em casa e que no mesmo ano estreou a montagem A feijoada e outros petiscos coreográficos. Foi diretor e coreógrafo da Jockers Cia de Teatro & Dança, umas das companhias mais premiadas do Rio Grande do Sul, tendo recebido o Troféu Açorianos de Melhor Espetáculo de Dança, pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, por Hitchcock Ri (1999) – que ainda recebeu os troféus de Melhor Bailarina e Melhor Figurino - e o Prêmio de Incentivo às Artes Cênicas, do Instituto de Artes Cênicas, da Secretaria de Cultura do Estado, por Os predadores (1998). Criou ainda para a companhia, Só podia ser mulher (Troféu Açorianos de Melhor Cenografia e Iluminação,1997), Náufragos em Manhattan (Troféu Açorianos de Melhor Bailarino, 2000) e Fluxo (2001). Dirigiu também trabalhos para outras companhias, como Transforma Cia de Dança (Cotidium, coreografia de Suzana Dávila) e Muóvere Cia de Dança (Recintos, coreografia de Jussara Miranda).

Integrou a Comissão de Júri do Festival de Dança de Joinville, em 2005 e 2006. Foi curador do I Usina Brasil Telecom de Dança Contemporânea, em 2001, Mostra Internacional promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Em 2000 dirigiu o espetáculo Dia Internacional da Dança, no Teatro do Sesi/ Fiergs, em Porto Alegre, e foi convidado pelo festival Porto Alegre Em Cena para criar um espetáculo especial para o evento: Náufragos em Manhattan. Realizou no mesmo ano a direção de elenco do longa-metragem de Renato Falcão, A Festa de Margarette, com Hique Gomes e Ilana Kaplan, produzido pela Filmk, de New York.

Foi crítico de dança do jornal Zero Hora, Dançarte e Palco&Platéia. Tem vários livros publicados, entre eles quatro edições do Anuário de Artes Cênicas (Unidade Editoral/SMC, 1997), Cartilha de Teatro - Produção Teatral (Unidade Editorial/SMC, 1998) e a peça infantil A Princesinha Fedorenta (Instituto Estadual do Livro, 2002). Foi editor ainda do Jornal Porto & Vírgula, pelo qual recebeu por dois anos consecutivos 1994/1995 o Troféu Açorianos de Literatura de Mídia Impressa, e do jornal Dançarte.

Integrou a comissão julgadora do Troféu Açorianos de Dança 2003, da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, já tendo integrado o júri do Troféu Tibicuera de Teatro Infantil, em 1997 e 1998, e do Troféu Açorianos de Teatro Adulto, em 1995 e 1996.

Foi vencedor do Concurso Histórias Curtas 2007, da RBS/TV, com o roteiro A fórmula da felicidade e seu texto teatral A princesinha fedorenta ganhou o Prêmio de Teatro Myriam Muniz, da Funarte, em 2006.

Compartilhando a postagem do Airton Tomazzoni sobre a Circulação Sul e a obra sobre sujeitos, objetos e afetos ;)

Curitiba, 21 de Setembro de 2014

Depoimento carinhoso do Airton Tomazzoni que está no projeto Circulação Sul da desCompanhia de dança!

Circulação Sul

Em instantes a desCompanhia de Dança está entrando em cena para a segunda apresentação de Sobre sujeitos, objetos e afetos, pelo projeto Circulação Sul, contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna/Funarte. Além da valiosa oportunidade de articular encontros de artistas da região sul desse Brasil, proporcionaram conhecer uma produção inquieta e vigorosa. Sobre sujeitos, objetos e afetos é uma obra que se faz a partir de matrizes corporais que por suas diferenças e singularidades estabelecem uma sutil dramaturgia de confronto. Embates pelo espaço, pela forma, pela visibilidade, pelo aconchego, pela parceria. E cada cena Yiuki Doi, Juliana Adur, Renata Roel e Peter Abudi são afetados e nos afetam (plateia). É um mosaico de corpos com marcas culturais distintas que se exibem, se aglomeram, se expandem, se deformam, se amassam. E abruptamente abandonam a cena. E as presenças ressoam no escuro e depois no vazio. Uma exercício que conta com a direção sensível e despojada de Cintia Napoli e uma acertada trilha executada ao vivo por Felipe Ayres. E tudo arquitetado pela produção da super Cindy Napoli. Obrigado a todos por esse projeto que se inicia de maneira tão decidida, competente e afetuosa!

Airton Tomazzoni

Hoje, 21/09, última apresentação do "sobre sujeitos, objetos e afetos" da desCompanhia em Curitiba!

SERVIÇO:
Espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Data: 21/09/2014
Horário: Domingo às 19h
Entrada gratuita

Vejam o teaser criado em 2012 quando estreamos a obra ;)

desCompanhia de dança

Impressões de Airton Tomazzoni sobre o espetáculo Bomba da Bruna Spoladore e Renata Roel

Curitiba, 20 de Setembro de 2014

Palavras de Airton Tomazzoni sobre Bomba, trabalho de Renata Roel e Bruna Spoladore.
CIRCULAÇÃO SUL da desCompanhia proporcionando encontros e trocas!!! Para conhecer mais o projeto acessem o blog: http://descompanhia-circulacaosul.blogspot.com.br/

Bomba

“Uma bomba poder significar algo nada atrativo de se assistir. Não é o caso de Bomba trabalho de Bruna Spoladore e Renata Roel, em colaboração com Elke Siedler. Tão pouco a performance é literal e explosiva. Temos em cena duas artistas que transitam por estados corpóreos entre a precariedade e intensidade em configurações que estabelecem um dramaturgia de muitos sentidos. Sempre instigante e envolvente pela integridade das intérpretes e articulação cuidada da trilha, luz e a instalação de blocos de madeira instáveis que criam um estrada com muitos destinos, fortuitos, lúdicos, perigosos como a própria vida é. Bom conhecer um trabalho assim, todo coerente. Grande acerto da DesCompanhia para o projeto de Circulação Sul - Prêmio Klauss Vianna.” Airton Tomazzoni

Maiores informções vistem o site do espetáculo Bomba: http://mexidanca.wix.com/bombasuicida

sábado, 20 de setembro de 2014

Sobre sujeitos, objetos e afetos em Curitiba (20 e 21 de Setembro)

Depois de dois anos, voltamos a apresentar o “sobre sujeitos, objetos e afetos” em Curitiba, agora com a presença da bailarina convidada Renata Roel. A atualização e a manutenção da obra traz o frescor de novos saberes artísticos, os quais queremos compartilhar com vocês ;) Somente duas apresentações, hoje e amanhã, no Teatro Cleon Jacques! Abraços.

desCompanhia de dança

SERVIÇO:
Espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos
Data: 20 e 21/09 (sábado e domingo)
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Horário: sábado, às 20h, e domingo, às 19h
ENTRADA GRATUITA

IMG_0718

O espetáculo de dança contemporânea sobre sujeitos, objetos e afetos da desCompanhia de dança, traz uma reflexão sobre a condição humana ou ainda sobre a ação humana onde exista uma pré-condição de desnível de poder. Pretende-se trazer para a cena, através da fisicalidade poética, a exposição das relações interpessoais assimétricas e suas consequentes revelações físicas, morais e sociais. Trata-se de um jogo de afetos, os quais se manifestam em um constante embate entre impulso agressivo e expressão do afeto amoroso. São contrapontos que interagem entre si.

FICHA TÉCNICA:

  • Concepção e Criação: desCompanhia de dança
  • Direção e Dramaturgia: Cintia Napoli
  • Assistência de direção: Juliana Adur
  • Bailarinos: Juliana Adur, Peter Abudi, Renata Roel e Yiuki Doi
  • Iluminação e Operação de luz: Fernando Dourado
  • Criação Musical e Live PA: Felipe Ayres
  • Figurino: Eduardo Giacomini
  • Fotografia: Elenize Dezgeniski
  • Ilustração: Ricardo Humberto
  • Assessoria de imprensa: Fernando de Proença
  • Produção: Cindy Napoli

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Conversa sobre dança. Configurações Possíveis: Curitiba -PR

foto-11

Em Curitiba, choveu, no dia 18 de Setembro de 2014.  Fiz um percurso a pé da minha casa até a Casa Hoffmann, ginasticando aberturas e escutas.
Ao meu encontro, muitos amigos com desejo de pensar a dança no Paraná e suas lógicas singulares, suas articulações, jeitos de ser, todos os movimentos.

PRIMEIRA (RE)DESCOBERTA:

Ali tudo eram  pistas, tentativas de encaixes, respostas abertas,  buscas, perguntas, especulações, exposições...ali tudo estava aberto e sinalizava. Sem certezas, só ensaio...
No meio desse mar (ou chuva?) de incertezas, uma resposta: definitiva, certeira, concreta: é preciso ir de encontro ao ENCONTRO.

SEGUNDA (RE) DESCOBERTA:

É preciso (se) misturar.  É preciso que os agentes da dança se aproximem (independentemente de que modalidade se dance ). É preciso descentralizar.
É preciso agir em conjunto.

Aqui, vale um Caetano, né?

É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE!

__

ECO 1:

Antes de dar 20h (horário da Mesa em Curitiba), enquanto eu sublinhava palavras com caneta marca texto rosa, misturado à audiência, ouvi rastros de memória de como se formou uma parceria entre artistas...

...foi em 2010? 2011?

...você estava  em outra cidade e eu em outra

...é! acho que foi em 2010!

...mandávamos danças em vídeo uma para outra

...

correspondências.  Memória Viva! E aqui, vale uma citação do Saramago:

“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos.
Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.”

ECO 2:

Sobre a presença do Black (Afro Pop/ Ginga Total)

A pergunta que o bailarino fez, um dia, para a comunidade que trabalha; emprestada aqui por todos nós:
QUAL O SONHO DE CADA UM?

E uma certeza (dita no Parolin), emprestada para nós (novamente)
A DANÇA NÃO É UMA PONTE

_

É UMA ESTRADA!

_

 

E, aqui lanço uma pergunta, perguntada por Rafael Camargo (autor e diretor teatral), em outros tempos: QUAL É A TUA - MINHA ESTRADA?
...
Como se aproximar do trabalho do Ginga Total? Perguntaram-lhe. E a resposta:
Paquerando. Namorando e, depois, casando.
Uma pista para  iniciar encontros e encontrar.
.
Lembro de uma amiga (Guida!) que, uma vez, me disse: um encontro só acontece no meio do caminho, quando um e o outro  se movem para se encontrar.

ECO 3:

Elke Siedler se apresenta:

DANÇO
COREOGRAFO
E...

ESCREVO PROJETOS.

Mais uma pista...

95% dos presentes vive de editais públicos.
As escrituras neles são tão determinantes para se dançar, quanto a dança. A continuidade do trabalho (quando acontece) se dá (na maioria dos casos) viabilizada por outros empregos.

ECO 4:

Constatação I:

A dança precisa buscar, cada vez mais, pontos de contato com a recepção do público.

ECO 5:

Constatação II:
Construção de Redes: única maneira de sobrevivência no mundo contemporâneo.

 

A mesa em Curitiba foi composta pelos articuladores: Cintia Napoli (PR) Airton Tomazzoni (RS) e Elke Siedler (SC) e pelos artistas Rosemeri Rocha (Núcleo UM), Simone Bonisch  (Balé Teatro Guaira), Renata Roel (artista parceria de Bruna Spoladore), Yiuki Doi (desCompanhia de Dança) e Adilto José de Paulo (grupo Ginga Total). Mediação: Juliana Adur (PR) .

+ e contou com a participação de um público especial: artistas da dança queridos de Curitiba!

foto

Bem- Vindos!

foto-13

Me leia aqui como um agente que você é.
Estamos em Movimento e, acredito, estamos a procura de encontros.
Aqui, um lugar para encontrar e ser encontrado.
Aqui, um espaço democrático para pensar o fazer da dança.
Aqui, continua a dança.
Dança comigo?

Esse espaço será guardado por todos nós e, em meu nome,  peço que aquele tempo da delicadeza se presentifique.

Aqui: hipóteses, tentativas, errâncias (nas ruas do Sul e nos textos do sulista), especulações. Aqui, um espaço que considera que somos constituídos de MEMÓRIA. Aqui: Ecos.

Cada post incluirá  um textoimagem e uma imagemsensação. A proposta é documentar uma viagem por seis cidades do Sul do Brasil e todas as suas afetações e, a partir disso, reflexionar jeitos de tecer convergências, modos de organização de artistas da dança, possibilidades e, depois,  armazenar tudo publicamente, aqui.

Eu sou o Fernando, sou artista e jornalista. E não é a toa que essas palavras rimam. Busco incessantemente  um ponto de encontro entre essas funções. Por isso, a emergência de um texto performático-jornalístico-de artista.  Por isso, você me lê agora, aqui.

Nesse espaço, todos os espaços do espaço: Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Caxias do Sul, Florianópolis e Joinville...te convido a viajar conosco: em terra firme, no ar (aerados!), entre os espaços que cada palavra guarda e contém.

Mais uma vez: Seja Bem-Vindo e, nós, vamos bem: indo...
Claro: dançando.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

IMPRENSA

Abaixo a lista da divulgação do nosso projeto na imprensa:

FUNARTE: Espetáculo “Sobre Sujeitos, Objetos e Afeto” vai percorrer cidades do Sul do Brasil a partir de 18/9/2014

FONTE: Site da Funarte (Publicado em 17 de setembro de 2014)

Projeto foi contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013

desCompanhia de dançaA partir desta quinta-feira, 18 de setembro, a desCompanhia de Dança leva a seis cidades do Sul do Brasil o espetáculo Sobre Sujeitos, Objetos e Afetos. A programação inclui, ainda, debates, apresentação de espetáculos de dança de grupos convidados e mapeamento da produção de dança na Região. Contemplada no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013, a  desCompanhia de Dança levará o espetáculo a Curitiba e Londrina (PR), Florianópolis e Joinville (SC), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), apresentando sua criação e diversas ações de construção de redes, fomentando a dança e mapeando estratégias de criação e sustentabilidade dos agentes de dança da região Sul.

Sobre sujeitos, objetos e afetos traz uma reflexão sobre a condição humana ou ainda sobre a ação humana onde exista uma precondição de desnível de poder. Através da fisicalidade poética, o espetáculo lida com as relações interpessoais assimétricas e suas consequentes revelações físicas, morais e sociais. Trata-se de um jogo de afetos, os quais se manifestam em um constante embate entre impulso agressivo e expressão do afeto amoroso. São contrapontos que interagem entre si.

PROGRAMAÇÃO

Sobre Sujeitos, Objetos e Afeto, da desCompanhia de Dança
Projeto contemplado no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013

Direção: Cintia Napoli
Com: Juliana Adur, Peter Abudi, Renata Roel e Yiuki Doi
Live PA (performance musical ao vivo): Felipe Ayres

CURITIBA (PR)

18/9 (quinta-feira)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”
Articuladores: Cintia Napoli (PR), Elke Siedler (SC) e Airton Tomazzoni (RS)
Local: Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem)
Horário: 20h às 22h
Entrada gratuita

19/9 (sexta-feira)
Espetáculo BOMBA

Convidadas locais: Bruna Spoladore e Renata Roel
Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Horário: 20h
Entrada gratuita

20 e 21/09 (sábado e domingo)
Espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos

Local: Teatro Cleon Jacques (Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço)
Horário: sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Entrada gratuita

LONDRINA (PR)

04 e 05/10 (sábado e domingo)
Espetáculo
Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
Horário: 20h
Entrada gratuita

05/10 (domingo)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”

Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Rua Celso Garcia Cid, 205, Centro)
Horário: 16h às 18h
Entrada gratuita

CAXIAS DO SUL (RS)

25/10 (sábado)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”

Local: Sala da Cia. Municipal de Dança – Ordovás (R. Luís Antunes, 312 – Panazzolo)
Horário: 17h às 18h30
Entrada gratuita

26 e 27/10 (domingo e segunda)
Espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Sala de Teatro Prof. Valentim Lazzarotto (R. Luís Antunes, 312 – Panazzolo)
Horário: 20h
Entrada gratuita

PORTO ALEGRE (RS)

29 e 31/10 (quarta e sexta-feira)
Espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Sala 209, Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro)
Horário: 20h
Entrada gratuita

01/11 (sábado)
Espetáculo
Convidado local: Coletivo Joker
Local: Sala 209, Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro)
Horário: 20h
Entrada gratuita

02/11 (domingo)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”
Articuladores: Cintia Napoli (PR), Elke Siedler (SC) e Airton Tomazzoni (RS)
Local: Sala 209, Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551 – Centro)Horário: 18h
Entrada gratuita

JOINVILLE (SC)

06 e 07/11 (quinta e sexta-feira) – espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos
Local: Sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Av. José Vieira, 315 – América)
Horário: quinta-feira, às 20h; sexta-feira, às 17h30
Entrada gratuita

07/11 (sexta-feira)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”
Local: Sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (Av. José Vieira, 315 – América)
Horário: 18h30 às 20h
Entrada gratuita

FLORIANOPOLIS (SC)

10/12 (quarta-feira)
Mesa de debate “Conversa sobre dança – configurações possíveis”
Articuladores: Cintia Napoli (PR), Elke Siedler (SC) e Airton Tomazzoni (RS)
Local: CEART / UDESC - Espaço 1 (Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Departamento de Artes Cênicas, Santa Mônica, Florianópolis)
Horário: 20h às 22h
Entrada gratuita

12 e 13/12 (sexta e sábado)
Espetáculo Sobre sujeitos, objetos e afetos (desCompanhia de dança)

Local: CEART / UDESC - Espaço 1 (Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Departamento de Artes Cênicas, Santa Mônica, Florianópolis)
Horário: sexta e sábado às 20h
Entrada gratuita

14/12 (domingo)
Espetáculo Direção Multipla

Convidada local: Daniela Alves
Local: CEART / UDESC - Espaço 1 (Av. Madre Benvenuta, nº 2007, Departamento de Artes Cênicas, Santa Mônica, Florianópolis)
Horário: 20h
Entrada gratuita

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Convidadas Locais de Curitiba: Renata Roel e Bruna Spoladore

Sempre nas capitais, a temporada da desCompanhia será aberta por um grupo local. Em Curitiba, Renata Roel e Bruna Spoladore apresentarão a obra BOMBA. Abaixo, maiores informações sobre a obra e as artistas.

Confira AQUI toda progração de Curitiba ;)

desCompanhia de dança

BOMBA

O coração bombeia sangue pelo corpo. A bomba faz circular. Desloca. Bomba que gera uma fissura no espaço, algo que tomba e expõe.

bomba 1

SITE: http://mexidanca.wix.com/bombasuicida

Em BOMBA, novo trabalho de  dança contemporânea de Bruna Spoladore e Renata Roel, lança-se um questionamento que vai além do interesse estético em que a dança se configura, apresenta um viés político e social no exercício do comum pela e na diferença. Percebendo que é na convivência da relação entre diferentes que a instabilidade e o desconforto acontecem.

Trabalhando nos campos da sensibilidade e corporalidade. o interesse de criação  é em um  corpo em estado de exposição, risco e vulnerabilidade e que pergunta:

Como nos desestabilizamos com pequenos deslocamentos e sensações? 

Para Bruna Spoladore, que assina ao lado de Renata Roel a concepção e performance, “o trabalho é sobre um corpo que se sente impotente frente aos acontecimentos do mundo, mas que ainda assim precisa se expressar, precisa fazer algo”.

A dança  de BOMBA é sobre a vida em movimento. Sobre movimentos, fissuras e vitalidade.Podendo ter associações figurativas, imaginárias e sentidas na pele.

Renata Roel, intera: “o trabalho é sobre Bombas cotidianas, estados de explosão e pós-explosão. Um grito grave e o silêncio após segundos o ecoar do grito. O grito como bomba, como fissura que reloca o espaço e reloca também as sensações e as relações que ali existem”.

Uma dança instável, deformada e às vezes suspensa do presente - buscando outros sentidos ou sem-sentidos no meio da fumaça.

 

Renata Roel[5]Renata Roel (1985, Itapeva/SP) é artista da dança.Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia, graduada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP.É integrante do Batton – organização de dança desde 2010 (Curitiba-PR) idealizando e propondo coletivamente ações como o evento "Processo in Dança" contemplado pelo Edital Corrente Cultural-Virada Cultural 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba; o Espetáculo "Jardins - experiências coreográficas" contemplado pelo Edital do Mecenato Iniciante da Fundação Cultural de Curitiba e patrocinado pelo Banco do Brasil; o projeto "PIP GALERIA - Espaço Cênico" uma parceria do Batton com a PIP pesquisa em Dança - Prêmio Pró-cultura de ocupação de espaço cênico 2010. Participa do grupo de pesquisa Laboratório coadaptativo - Labzat da Universidade Federal da Bahia.Participou do Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba realizado na Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento sendo contemplada nas categorias de Iniciação a Pesquisa (2007), Bolsa Residência (2007) e Estruturação Coreográfica(2008) em Curitiba- PR com orientações de Olga Nenevê, Cinthia Kunifas e Gladis Tridapalli.Foi bolsista no c-e-m centro em movimento de Lisboa-PT participando da FIA – formação intensiva acompanhada. Participou como interprete-criadora (de 2003 à 2007) e foi professora e proponente artística (de 2008 à 2011) do UM- núcleo de Pesquisa Artista em Dança da FAP dirigido por Rosemeri Rocha. Em 2010 desenvolveu o trabalho solo de dança contemporânea e o videodança "baixo ventre" . O Videodança foi selecionado no Festival International de Vidéo Danse de Bourgogne/ 2012, esse trabalho foi desenvolvido em parceria com a artista Viviane Mortean (captação e edição de imagens), Luciano Facini (músico) e Caetano Gisi (músico).Em agosto de 2012 participou da Residência Artística Handling Tool com João Fiadeiro e Fernanda Eugênio em Fortaleza- CE. Também em 2012 foi professora no curso Técnico Profissionalizante de Dança na Escola Allegro em Feira de Santana - BA.Participou durante o ano de 2012/2013 do projeto de Ocupação de Espaço Cênico – PIP GALERIA (Prêmio Pró-cultura de estímulo a teatro dança e circo 2010) como Artista Residente apresentando o trabalho solo: “Você, meu dispositivo de vigilância” em março de 2013 em Curitiba e abril de 2013 em Salvador-BA no Teatro Gamboa.Em 2012 foi contemplada com o Prêmio Klauss Vianna - FUNARTE Novos Talentos Região sul com o projeto “Intimidade Dócil” (projeto coreográfico em desenvolvimento) em parceria com a artista Bruna Spoladore.

603342_368545826559559_2070128763_nBruna Spoladore (1987, Curitiba/PR) é artista da dança.Está fazendo a Formação Intensiva Acompanhada no c-e-m (centro em movimento/Lisboa-PT), dirigido por Sofia Neuparth e Margarida Agostinho.Foi professora colaboradora na Faculdade de Artes do Paraná (2013/FAP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia (FAPESB). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela FAP (2009).Proponente e bailarina do Projeto Intimidade dócil, que desenvolve em parceria com Renata Roel, contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna na categoria Jovens Talentos (2012/Região Sul).Faz parte do trabalho Big Bang Boom de Michelle Moura, apresentado no Festival Panorama (Rio de Janeiro-RJ/2012), no Sesc Pompeia (São Paulo/SP), no Sesc Ipiranga (São Paulo/SP), no Sesc Araraquara (SP), na Bienal de Dança do Sesc Santos (SP) e no Festival Internacional de Artes Cênicas (Salvador-BA/2013), escolhido pelo jornal O Globo como um dos melhores trabalhos de dança de 2012. Em 2012 começou sua formação como educadora do movimento somático (Body-Mind-Centering).Participa do Coletivo Brincante, grupo que produz trabalhos de dança contemporânea para crianças, da Batton - Organização de Dança e da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA).Foi bolsista Estruturação Coreográfica (2012), bolsista residente (2009) e bolsista iniciação à pesquisa (2006) na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Curitiba-PR).Participa do Grupo de Pesquisa em Dança da FAP, do Elétrico - Pesquisa em Ciberdança da UFBA, do Núcleo de Pesquisa em Arte e Tecnologia da FAP (NATFAP). Coordena, junto a Demian Garcia, os projetos de extensão Laboratório de Videodança, Núcleo de criação e produção em Videodança e foi proponente no Um - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP (2012).Dançou na G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra (2007-2008) com a qual participou dos trabalhos Tudo porque chorei (criação coletiva da G2 Cia. de Dança), Projeto Vitrine de Rosemeri Rocha e da remontagem de Solilóquio de Tuca Pinheiro.Fez cursos com Adriana Grechi, Otto Ramstad e Olive Bieringa, Osman Khelili, Lynda Gaudreau, João Fiadeiro, Ralf Jarochinski, Jens Johannsen e Yola Pinto.Interessa-se pelo estado da arte contemporânea, processos criativos, estados corporais, procedimentos desestabilizadores e pelas relações tempo/espaço e virtual/atual.Para maiores informações acesse: http://brunaspoladore.wix.com/mover

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Live PA com Felipe Ayres no espetáculo “Sobre sujeitos, objetos e afetos” da desCompanhia de dança!

A trilha sonora do “sobre sujeitos, objetos e afetos” foi criada pelo músico Felipe Ayres, o qual participa do espetáculo com Live PA.

“Live PA é uma prática performática de música eletrônica ao vivo, com composição, arranjo e improvisação em tempo real com o uso de controladores, drum machines, sintetizadores, computadores etc.”
(Felipe Ayres)

Cada trecho da trilha sonora foi construído a partir dos movimentos dos bailarinos, assim como os movimentos também foram sensivelmente influenciados pelo ambiente sonoro proposto pelo profissional. O resultado é uma sonoridade engajada com o pensamento da obra!

desCompanhia de dança

IMG_0542

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ficha técnica & Contatos

desCompanhia de dança
descompanhia@gmail.com
tel +55 41 3233 8034
Skype: descompanhia
Facebook: desCompanhia de dança
Blog: www.descompanhia.blogspot.com

Sede: Vila Arte Espaço de dança
http://www.vilaartedanca.com.br
R. Saldanha Marinho, 76 - Sala 3
Centro, Curitiba, Paraná, Brasil
CEP 80.410-150

Diretora Artística:
Cintia Napoli | perolanapoli@gmail.com

Assistência de Direção:
Juliana Adur | juliana.adur@hotmail.com

Diretora de produção:
Cindy Napoli | cindynapoli_a@yahoo.com.br

Bailarinos da desCompanhia:
Juliana Adur | juliana.adur@hotmail.com
Peter Abudi | peterabudi@yahoo.com.br
Yiuki Doi | yiuki.doi@gmail.com r

Bailarina convidada:
Renata Roel | renataroel@gmail.com

Bailarina estagiária:
Mariana Mello | mariana-mm@hotmail.com 

Iluminador:
Fernando Dourado | phernande@ig.com.br 

Live PA:
Felipe Ayres | felipe.ayres@yahoo.com

Articuladores:
• Airton Tomazzoni | airtontomazzoni@gmail.com
• Cintia Napoli | cintianapoli@ig.com.br
• Elke Siedler | elkesiedler@yahoo.com.br

Jornalista:
• Fernando de Proença  | fernandodproenca@gmail.com

Espetáculo de abertura nas capitais
• CURITIBA:“Bomba” com Bruna Spoladore (bruna.spoladore@gmail.com) e Renata Roel (renataroel@gmail.com)
• FLORIANÓPOLIS: “Direção Múltipla” com Daniela Alves (daniaplysia@yahoo.com.br)
• PORTO ALEGRE: “A Cidade da Goma – Versão Feira no Bueiro”, com o ColetivoJoker ( Coletivo Joker <coletivojoker@gmail.com>, Alessandro Rivellino <alessandrorivellino@hotmail.com>, José OK <joseok00@gmail.com>, Iandra Cattani <iandracattani@hotmail.com>, Samira Abdalah <samiraom@gmail.com> ).

Produção Locais:
• Luciano Cavichiolli (Joinville) | producaojoinville@terra.com.br
• OberDan Piantino (Florianópolis) | opiantino@gmail.com 
• Rafaela Solé (Londrina) | rafaela.solel@gmail.com
• Eduardo Severino (Porto Alegre) | eduardosever@yahoo.com
• Cristina Nora Calcagnotto (Caxias do Sul) | ccalcagnotto@caxias.rs.gov.br