segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Convidadas Locais de Curitiba: Renata Roel e Bruna Spoladore

Sempre nas capitais, a temporada da desCompanhia será aberta por um grupo local. Em Curitiba, Renata Roel e Bruna Spoladore apresentarão a obra BOMBA. Abaixo, maiores informações sobre a obra e as artistas.

Confira AQUI toda progração de Curitiba ;)

desCompanhia de dança

BOMBA

O coração bombeia sangue pelo corpo. A bomba faz circular. Desloca. Bomba que gera uma fissura no espaço, algo que tomba e expõe.

bomba 1

SITE: http://mexidanca.wix.com/bombasuicida

Em BOMBA, novo trabalho de  dança contemporânea de Bruna Spoladore e Renata Roel, lança-se um questionamento que vai além do interesse estético em que a dança se configura, apresenta um viés político e social no exercício do comum pela e na diferença. Percebendo que é na convivência da relação entre diferentes que a instabilidade e o desconforto acontecem.

Trabalhando nos campos da sensibilidade e corporalidade. o interesse de criação  é em um  corpo em estado de exposição, risco e vulnerabilidade e que pergunta:

Como nos desestabilizamos com pequenos deslocamentos e sensações? 

Para Bruna Spoladore, que assina ao lado de Renata Roel a concepção e performance, “o trabalho é sobre um corpo que se sente impotente frente aos acontecimentos do mundo, mas que ainda assim precisa se expressar, precisa fazer algo”.

A dança  de BOMBA é sobre a vida em movimento. Sobre movimentos, fissuras e vitalidade.Podendo ter associações figurativas, imaginárias e sentidas na pele.

Renata Roel, intera: “o trabalho é sobre Bombas cotidianas, estados de explosão e pós-explosão. Um grito grave e o silêncio após segundos o ecoar do grito. O grito como bomba, como fissura que reloca o espaço e reloca também as sensações e as relações que ali existem”.

Uma dança instável, deformada e às vezes suspensa do presente - buscando outros sentidos ou sem-sentidos no meio da fumaça.

 

Renata Roel[5]Renata Roel (1985, Itapeva/SP) é artista da dança.Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia, graduada em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP.É integrante do Batton – organização de dança desde 2010 (Curitiba-PR) idealizando e propondo coletivamente ações como o evento "Processo in Dança" contemplado pelo Edital Corrente Cultural-Virada Cultural 2010 pela Fundação Cultural de Curitiba; o Espetáculo "Jardins - experiências coreográficas" contemplado pelo Edital do Mecenato Iniciante da Fundação Cultural de Curitiba e patrocinado pelo Banco do Brasil; o projeto "PIP GALERIA - Espaço Cênico" uma parceria do Batton com a PIP pesquisa em Dança - Prêmio Pró-cultura de ocupação de espaço cênico 2010. Participa do grupo de pesquisa Laboratório coadaptativo - Labzat da Universidade Federal da Bahia.Participou do Edital de Pesquisa em Dança da Fundação Cultural de Curitiba realizado na Casa Hoffmann - centro de estudos do movimento sendo contemplada nas categorias de Iniciação a Pesquisa (2007), Bolsa Residência (2007) e Estruturação Coreográfica(2008) em Curitiba- PR com orientações de Olga Nenevê, Cinthia Kunifas e Gladis Tridapalli.Foi bolsista no c-e-m centro em movimento de Lisboa-PT participando da FIA – formação intensiva acompanhada. Participou como interprete-criadora (de 2003 à 2007) e foi professora e proponente artística (de 2008 à 2011) do UM- núcleo de Pesquisa Artista em Dança da FAP dirigido por Rosemeri Rocha. Em 2010 desenvolveu o trabalho solo de dança contemporânea e o videodança "baixo ventre" . O Videodança foi selecionado no Festival International de Vidéo Danse de Bourgogne/ 2012, esse trabalho foi desenvolvido em parceria com a artista Viviane Mortean (captação e edição de imagens), Luciano Facini (músico) e Caetano Gisi (músico).Em agosto de 2012 participou da Residência Artística Handling Tool com João Fiadeiro e Fernanda Eugênio em Fortaleza- CE. Também em 2012 foi professora no curso Técnico Profissionalizante de Dança na Escola Allegro em Feira de Santana - BA.Participou durante o ano de 2012/2013 do projeto de Ocupação de Espaço Cênico – PIP GALERIA (Prêmio Pró-cultura de estímulo a teatro dança e circo 2010) como Artista Residente apresentando o trabalho solo: “Você, meu dispositivo de vigilância” em março de 2013 em Curitiba e abril de 2013 em Salvador-BA no Teatro Gamboa.Em 2012 foi contemplada com o Prêmio Klauss Vianna - FUNARTE Novos Talentos Região sul com o projeto “Intimidade Dócil” (projeto coreográfico em desenvolvimento) em parceria com a artista Bruna Spoladore.

603342_368545826559559_2070128763_nBruna Spoladore (1987, Curitiba/PR) é artista da dança.Está fazendo a Formação Intensiva Acompanhada no c-e-m (centro em movimento/Lisboa-PT), dirigido por Sofia Neuparth e Margarida Agostinho.Foi professora colaboradora na Faculdade de Artes do Paraná (2013/FAP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahia (FAPESB). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela FAP (2009).Proponente e bailarina do Projeto Intimidade dócil, que desenvolve em parceria com Renata Roel, contemplado pelo Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna na categoria Jovens Talentos (2012/Região Sul).Faz parte do trabalho Big Bang Boom de Michelle Moura, apresentado no Festival Panorama (Rio de Janeiro-RJ/2012), no Sesc Pompeia (São Paulo/SP), no Sesc Ipiranga (São Paulo/SP), no Sesc Araraquara (SP), na Bienal de Dança do Sesc Santos (SP) e no Festival Internacional de Artes Cênicas (Salvador-BA/2013), escolhido pelo jornal O Globo como um dos melhores trabalhos de dança de 2012. Em 2012 começou sua formação como educadora do movimento somático (Body-Mind-Centering).Participa do Coletivo Brincante, grupo que produz trabalhos de dança contemporânea para crianças, da Batton - Organização de Dança e da Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança (ANDA).Foi bolsista Estruturação Coreográfica (2012), bolsista residente (2009) e bolsista iniciação à pesquisa (2006) na Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento (Curitiba-PR).Participa do Grupo de Pesquisa em Dança da FAP, do Elétrico - Pesquisa em Ciberdança da UFBA, do Núcleo de Pesquisa em Arte e Tecnologia da FAP (NATFAP). Coordena, junto a Demian Garcia, os projetos de extensão Laboratório de Videodança, Núcleo de criação e produção em Videodança e foi proponente no Um - Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP (2012).Dançou na G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra (2007-2008) com a qual participou dos trabalhos Tudo porque chorei (criação coletiva da G2 Cia. de Dança), Projeto Vitrine de Rosemeri Rocha e da remontagem de Solilóquio de Tuca Pinheiro.Fez cursos com Adriana Grechi, Otto Ramstad e Olive Bieringa, Osman Khelili, Lynda Gaudreau, João Fiadeiro, Ralf Jarochinski, Jens Johannsen e Yola Pinto.Interessa-se pelo estado da arte contemporânea, processos criativos, estados corporais, procedimentos desestabilizadores e pelas relações tempo/espaço e virtual/atual.Para maiores informações acesse: http://brunaspoladore.wix.com/mover

Nenhum comentário:

Postar um comentário